Pós-graduação

Mestrado em Design

O ensino do design em nível superior iniciou-se no Brasil em 1963, com a fundação da ESDI – Escola Superior de Desenho Industrial. Desde então, a oferta de graduação na área ampliou-se de forma significativa, atingindo hoje centenas de cursos.

No momento atual o design brasileiro apresenta um nível de maturidade que pede um aprofundamento qualitativo, visando assegurar sua relevância frente aos desafios cada vez mais complexos, colocados tanto pela sociedade quanto pelas novas tecnologias.

A ESDI participa deste contínuo enriquecimento do campo de ensino e de atuação profissional no país.

Foram, por exemplo, firmados convênios com escolas de design no exterior, possibilitando a alunos e professores a experiência do intercâmbio mundializado. Até o momento são três escolas alemãs, quatro francesas, uma americana, uma belga, uma holandesa, uma portuguesa e uma finlandesa.

Na área da informação a ESDI edita a revista acadêmica Arcos Design, que, por meio de um diálogo com outras áreas do conhecimento, busca sedimentar/ renovar a pesquisa e o saber no campo do design.

E reconhecendo a necessidade de um investimento contínuo na formação de massa crítica capaz de investigar e sistematizar conhecimento, metodologias e resultados práticos e teóricos da profissão, a ESDI deu início a uma nova etapa acadêmica: o Mestrado em Design.

A primeira turma ingressou em agosto de 2005, e as turmas subsequentes iniciaram suas aulas em março do respectivo ano. O edital de inscrições, com vista à seleção de candidatos, estará disponível a partir de 11 de agosto, na secretaria do Programa de Pós-Graduação da ESDI e ao final desta página.


Estrutura do curso

Trata-se de um curso stricto sensu. Em um período de até 30 meses, mediante a integralização de créditos, a realização de exame de qualificação e a defesa de dissertação original, será possível a obtenção do título de Mestre.

O Curso de Mestrado em Design (MDE) faz parte do Programa de Pós-graduação em Design (PPD), que é dirigido por uma coordenação (CPD).


Linhas de pesquisa

Sendo o design a única área de concentração do mestrado, as disciplinas, eventos e pesquisas se agrupam em torno das linhas de pesquisa desenvolvidas dentro do PPD, que buscam refletir a perspectiva necessariamente transdisciplinar inerente ao design.

São três, atualmente, as linhas de pesquisa:
• Design e tecnologia
• Design, teoria e crítica
• História do design brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário